segunda-feira, 15 de junho de 2009

Covardia


“Você é um covarde. É isso que você é de verdade. E nem é tão mau assim, já que é seu único mérito é o de nunca mentido a si mesmo a este respeito. Não quanto a isto. Não há nada de errado com a covardia, contanto que ela esteja aliada à prudência. Mas, quando um covarde se esquece de quem é... Que Deus o proteja... ¹”


De fato somos todos covardes em muitos momentos de nossas vidas, mas eu me pergunto se isso tem conseqüências? , ou seja, não assumir nossos atos traz conseqüências só pra nós? Eu creio que a covardia não vem só, ela vem sempre acompanhada pela negação, negação de si próprio, negação e omissão de socorro quando alguém nos pede ajuda.


Sim, nos acovardamos por pensar que não somos capazes e é isso que nos torna incapazes, como aprender algo se não parar para estudar? . A covardia hoje é uma barreira que muitos não têm coragem de ousar a ultrapassar, tornando-nos futuramente a geração do si, “e si eu tivesse ido, e si eu tivesse ajudado, e si eu tivesse tentado inglês ao invés de espanhol”. O medo de nos arriscar acaba si convertendo principalmente em omissão de nós mesmos.


Mas como não ser covarde em ocasiões em que a coragem nos pede para ir além de nossas barreiras? , sei que eu não sabendo nadar nunca poderei salvar alguém que esta num afogamento, então como reagir se nem tudo a coragem si aplica?


Coragem não quer dizer ser irresponsáveis consigo mesmo, mas tem de ser muito corajoso para assumir que errou em situações que resultaram em danos as outras pessoas, e tem de ser muito mais corajoso para pedir desculpas por tais erros. Tem de ter coragem para não deixar um amigo ser humilhado por não encaixar em certos padrões sociais ou não compartilhar das mesmas opiniões dos demais.


Por fim tem de ter muita coragem para aceitar a si próprio, aceitar que não si pode viver sozinho, aceitar que tem limitações, aceitar que precisa de ajuda pra si encontrar, em fim, aceitar que a covardia nunca te levou muito longe e que esta na hora de encarar os medos e receios de frente.
Pois uma pessoa que não se permite cair, não tem como saber o que é se levantar. Uma pessoa que não luta, não pode se defender. Sei que isso meio que absurdo de ouvir ( neste caso ler) sabendo que vivemos numa sociedade que nos pede para sermos precavidos em nossas ações, mas se não fomos audaciosos como poderemos progredir? A covardia hoje é uma barreira que muitos não têm coragem de ousar a ultrapassar
_____________________________________________

¹O caçador de pipas- Khaed Hosseini cap. 22 pag. 273

2 sentimentos

Felipe disse...

Há dois tipos de covardia: aquela por medo, e aquela por inércia. Dois motivos, nenhuma desculpa.
Todas as nossas decisões sempre nos trazem frutos bons, exceto o acovardamento, porque não é exatamente uma decisão, é a falta dela. Sempre que nos depararmos com a covardia, temos de nos lembrar de uma só coisa: nada destrói mais que o arrependimento daquele que desistiu.

ótimo texto, beijos!

Lucas Lima disse...

então, covardia creio é se abster, sempre que decidimos por algo, ainda que contrária a opinião geral, creio que ela nãos e encaixa, né
bons dias

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o asunto do post;
-Em hipótese alguma faça propagandas de outros blogs ou sites;
-Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

OBS:Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

"Ps.:resolvi imitar as regras de alguns blogs, pr'a evitar maiores dores de cabeça, ou seja, atenção com o que vais escrever, pois seu comentário pode não passar daqui ^^."