quarta-feira, 10 de junho de 2009

A beleza



“Nós não estamos preparados pra nos defender do que é belo, sempre aprendemos a nos defender do que nos assusta, do que nos oprime. Sempre o belo foi desejável, mas nunca temido, por isso sempre somos pegos de surpresa toda vez que algo que consideramos belo nos decepciona. Não estamos preparados para temer o belo ¹”

“Parecia uma deusa da alvorada quando entrou na aldeia naquela manhã; o sol de repente brilhava, cintilando em sua pele e iluminando seus cabelos dourados que caíam até os joelhos. Seu rosto era de uma beleza mágica, os olhos negros na face branca. Alguns caíram de joelhos em adoração a ela [...] Houve vinte testemunhas da aproximação da Fria. Duas sobreviveram, só porque ela foi destruída pelo sangue e parou para saciar sua sede [...] ²”

Os piores venenos estão nus mais belos frascos ³, porque é Belo tem de ser seguro? Sempre almejei ser linda e perfeita, pois sempre soube que beleza lhe abre muitas portas, muitas dessas portas só pessoas privilegiadas podem entrar, o poder para transitar por todos os lugares sem nenhuma barreira para lhe atrapalha é muito mais que desejado, é admirado. Torna a pessoa com esse dom (benefício), em algo que devemos seguir e atender, pois nos parece uma solução obvia e prudente.

Só que sem percebermos acabamos oferecendo nossas fraquezas de bandeja e tais pessoas e esquecermos que elas também são seres humanos e que nós seres humanos somos a única espécie que ataca o seu semelhante com o intuito de humilhar e conseguir lucros sem muitos esforços. Nossa necessidade de apoio cria um mini deus em que podemos confia sem qualquer conseqüência.

Acontece que há conseqüências, milhões de pessoas com dom da Beleza já provaram que são bem humanas (no pior sentido da palavra), todos os dias ouvimos algum relato (que deixamos passar) de alguém contando “eu o amava quando vi não me restava mais nada, ele partiu e levou tudo o que eu tinha; deixe minha esposa e filhos para ficar com a pessoa mais linda do mundo, no final foi abandonado por ela, minha mulher e filhos não me aceitaram de volta; homem jovem e aparentemente bonito seduzia mulheres falando-lhes que tinhas posses que as amava depois fugia roubando tudo que continha nas contas bancárias dessas mulheres”.

As pessoas privilegiadas com o dom de ser belo nem sempre são tão lindas quanto pensamos e as pessoas que consideramos feias e excluímos pelo o simples fato de que na nossa sociedade preconceituosa em que vivemos somos educados excluir todo aquele que não se encaixa no padrão imaginário formado ao longo da nossa história, podem ser em muitos casos as belas pessoas que tivemos a honra de conhecer.

Acima de tudo não sabemos exaltar a verdadeira beleza que é conhecer alguém além da partir física, verdadeira beleza que é respeitar e admirar o próximo.

Beleza: será que é realmente belo o que é admirado e desejado por todos ou será mais belo aquele que não atrai tantos holofotes para si e passar despercebido pela multidão?______________________________________________________________
¹ Dr.Castanho(Stênio Garcia) novela Caminhos das índias exibida pela rede Globo
²Eclipse-Stephenie Meyer cap. 11 pag. 186-187
³Nenê Altro

2 sentimentos

Felipe disse...

Rosas têm espinhos. Couves-flor não.




beijos!

João Victor disse...

Gostei do teu comentário, felipe.

Beleza é transitória, mas é uma arma que cega o adversário e dá uma vantagem tremenda!

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitarem as regras abaixo:

-Seu comentário precisa ter relação com o asunto do post;
-Em hipótese alguma faça propagandas de outros blogs ou sites;
-Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
-Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;

OBS:Comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.

"Ps.:resolvi imitar as regras de alguns blogs, pr'a evitar maiores dores de cabeça, ou seja, atenção com o que vais escrever, pois seu comentário pode não passar daqui ^^."